COMO REGULARIZAR A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE OVOS



Para regularizar a produção e comercialização de ovos caipiras, é necessário atender uma série de requisitos contemplados em inúmeras legislações.


Dentre as providências a serem tomadas, podemos destacar as 6 principais:


1. A unidade produtiva deve ser instalada uma distância de 3km (três quilômetros) entre estabelecimentos avícolas de reprodução, como avozeiros e matrizeiros



2. Em volta do núcleo (galpões + áreas de pasto) deve-se instalar cerca de isolamento de no mínimo 1 metro de altura, com afastamento mínimo de 5 m (cinco metros), eficaz para evitar a passagem de animais domésticos.



3. No galpão, deve-se usar telas com malha de medida não superior a 1 (uma) polegada ou 2,54 cm (dois centímetros e cinquenta e quatro milímetros), à prova da entrada de pássaros, animais domésticos e silvestres.



4. Construção de um entreposto: local de recebimento, limpeza, ovoscopia, classificação, embalagem, armazenamento e expedição dos ovos.



5. Construção de uma composteira: local destinado ao correto descarte das aves.




6. Instalação de um arco de desinfecção para veículos. Visando pulverizar desinfetantes capazes de eliminar possíveis patógenos que possam adentrar os sistemas de produção.